Skip to main content

Prove os sabores da Mata Atlântica com a temporada Matas & Mares do Notiê

Desde que começou sua carreira na gastronomia, o chef paraibano Onildo Rocha, à frente do Espaço Priceless, busca saber a história por trás de cada ingrediente que escolhe para seus menus. É um trabalho cuidadoso de conversar com o produtor e entender tudo o que está por trás daquele sabor.

Quando assumiu o Notiê e o Abaru, Onildo fez questão de continuar com essa prática. E teve a ideia de fazer cardápios por temporadas, para conseguir ressaltar a importância de toda a biodiversidade brasileira para a gastronomia.

O Brasil é rico demais, temos que valorizar o que produzimos.

Onildo Rocha, chef do Notiê e do Abaru

A cada temporada, ele escolhe uma região para ser o tema do menu e faz uma verdadeira expedição por ela.

Porque um país tão grande como o Brasil pode ser visto e revisto sob diferentes recortes e, para a temporada atual, Onildo escolheu a Mata Atlântica, bioma que tem a maior biodiversidade concentrada do planeta.

Em dez dias de viagem, Onildo e equipe conheceram histórias como a de Josefina Durini, que produz café em sua Fazenda Aliança, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, e a de José Francisco Ruzene, pioneiro no cultivo de arrozes especiais com terras na região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.

Mais do que ingredientes, são histórias que Onildo leva para o Notiê agora e que você pode conhecer – e se maravilhar.

Mata Atlântica

17

estados brasileiros

72

da população brasileira vivem nela

2

espécies de animais

20

espécies de vegetais

E se a atual temporada, chamada de Matas & Mares, homenageia a Mata Atlântica, as temporadas anteriores celebraram a Amazônia e, antes ainda, os Sertões – Às Margens do Rio São Francisco. Com o olhar – e o paladar – atento de Onildo, pequenos produtores brasileiros, que honram a terra e o que ela nos dá, foram escolhidos nas expedições do chef para terem seus ingredientes no menu de pratos e drinks.

"O Brasil é rico demais, temos que valorizar o que produzimos", diz Onildo.