Skip to main content

Conheça Onildo Rocha, premiado chef à frente do Notiê e Abaru

Paraibano, Onildo Rocha queria ser violinista. Chegou a tocar na Sinfônica Jovem da Paraíba, mas a vida acabou o levando para trás do fogão.

Com família dona de lanchonete em João Pessoa, assumiu uma das unidades e se encontrou naquele meio. Hiperativo – e, mais, criativo –, passou a fazer eventos e, para essas ocasiões, inventava comidas que pouco ou nada se via na região.

Foi assim, ousando, que cresceu e abriu seu primeiro restaurante, na capital paraibana, o Cozinha Roccia, reconhecido como um dos principais restaurantes do mundo pelo guia italiano Identitá Golose.

Sem se identificar com termos como fusion cuisine nordestina, ele cunhou sua própria marca. Pegou emprestado de seu conterrâneo Ariano Suassuna o termo "movimento armorial" e criou a cozinha armorial, que honra suas raízes nordestinas apostando na alta gastronomia.

Gosto de trabalhar construindo emoções.

Onildo Rocha, chef do Notiê e do Abaru

Aos poucos, a Paraíba ficou pequena e, em novembro de 2021, ele inaugurou o Espaço Priceless, complexo que abriga os restaurantes Notiê e Abaru no topo do Shopping Light, no coração de São Paulo.

Prêmio

A inauguração foi há pouco tempo, mas Onildo já levou o prêmio de chef do ano da revista Veja São Paulo Comer & Beber 2022/2023, um dos principais reconhecimentos da gastronomia brasileira, e seu Notiê foi considerado o melhor restaurante brasileiro. "A premiação foi um dos momentos memoráveis da minha vida. A gente sempre acha nosso filho bonito, mas, quando especialistas dizem que ele é bonito, é diferente", diz o chef, que percebeu estar no caminho certo.

Não sou de São Paulo, então, abrir o Notiê e o Abaru era um projeto muito grande. Quando inauguramos, me senti realizado.

Onildo Rocha

Orgulhoso de sua terra e ciente da importância da agricultura sustentável, Onildo busca trabalhar com pequenos produtores e, mais do que isso, busca conhecê-los.

Quer saber a história de quem planta, o caminho do ingrediente, da terra ao prato, sempre respeitando a natureza. Por isso, para as três temporadas de seu restaurante fez expedições com sua equipe pela região escolhida.

Para a primeira, Sertões, ele descobriu ingredientes que o levaram a criar pratos como o cabrito com rapadura, cenoura e cuscuz sertanejo. Na segunda temporada, que celebrou a Amazônia, ele trouxe o açaí como um dos protagonistas do menu.

E, agora, para esta terceira temporada do Notiê, Matas & Mares, que homenageia a Mata Atlântica, viajou com sua equipe atrás de pessoas e produtos e voltou com itens como o cacau do sul da Bahia na bagagem.

Pela ousadia criativa de apresentar um Brasil único e plural, Onildo Rocha leva o título de chef do ano de Veja São Paulo Comer & Beber.

Arnaldo Lorençato, crítico de restaurantes da revista Veja São Paulo

Gosto de me conectar com as pessoas e escolho os ingredientes pensando nessa relação. Nós estamos todos interconectados, e é isso que quero mostrar com o que sirvo", afirma.

Para Onildo, não tem preço quando ele ouve um cliente sentar-se no Notiê e, após o jantar, dizer que a experiência lhe trouxe memórias boas. "Gosto de trabalhar construindo emoções."