Skip to main content

“Eu sei onde o arroz Ruzene chegou. Chegou no respeito de todos nós, cozinheiros e consumidores”. Assim o chef Onildo Rocha, dos restaurantes Notiê e Abaru, em São Paulo, fala sobre a qualidade da marca de arroz artesanal produzido em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba paulista.

O responsável pelo sucesso do produto é José Francisco Ruzene, o Chicão. Agricultor, ele diz ter nascido em uma lavoura de arroz. Mas o diferencial de seu trabalho, como Onildo pôde ver durante a expedição que fez pela Mata Atlântica para a temporada Matas & Mares de seu restaurante Notiê, é o investimento em pesquisa e a criação de novidades no mercado de arrozes especiais.

Chicão trabalha fazendo cruzamentos de diferentes tipos de arroz, tendo ficado conhecido ao fazer uma parceria com o chef Alex Atala a anos atrás. “Não sabia o valor que tem um chef de cozinha para divulgar o produto que é produzido aqui na fazenda”, diz o agricultor em um papo com Onildo.

“E, para a gente, de restaurante, é maravilhoso ter essa variedade”, afirma o chef. Tão maravilhoso que ele trouxe o mini-arroz para seu restaurante Notiê. Quem escolhe o menu-degustação da casa prova o arroz acompanhado de polvo, uma explosão de sabores da Mata Atlântica.

Assista ao episódio da temporada Matas & Mares sobre arroz: