“Eu gosto de falar do Brasil vivenciando o país.” Assim, o chef Onildo Rocha resume sua necessidade de viajar pelo território nacional antes de desenvolver o cardápio de seu restaurante, o Notiê. Para ele, é imprescindível conhecer os produtores dos ingredientes que ele leva para o prato, ouvir suas histórias, saber como cada ingrediente é usado originalmente, e, assim, se conectar com a riqueza e o potencial do brasileiro.
“Eu gosto de falar do Brasil vivenciando o país.”
Onildo Rocha, chef
Com essa vontade de se aprofundar no Brasil real, Onildo, com sua cozinha armorial, faz, a cada temporada do Espaço Priceless, uma expedição. Agora na terceira temporada, Matas & Mares, a expedição foi pela Mata Atlântica, a homenageada.
Em dez dias viajando pela maior biodiversidade do planeta, que se espalha por 17 estados brasileiros, foram dez cidades visitadas e dez produtores mapeados, do Nordeste ao Sul do país.
Alguns números da expedição Matas & Mares:
10
dias
10
cidades visitadas
10
produtores mapeados
“Vimos muitas pessoas querendo preservar o bioma. Produzindo com cuidado, pensando no futuro, algo muito bonito”, diz Onildo. Entre eles, Josefina Durini, proprietária de fazenda agroecológica no interior fluminense, e Benedito Antonio Uczai, que produz mel a partir de abelhas nativas sem ferrão no Paraná.
“Conheci pessoas que valorizam o orgânico, que sabem que seus produtos são importantes para a saúde de todos”, afirma o chef. São esses produtos, e as histórias dessas pessoas, que Onildo trouxe da expedição Matas & Mares e que você conhece nesta temporada do Notiê. Venha conferir!